Teses e dissertações

Impacts of land use and cover change on soil nitrogen balance in the Brazilian Cerrado Region (Luciene Gomes)


O desmatamento nos trópicos é historicamente uma das maiores causas da perda de biodiversidade e emissões de carbono em nível mundial. Uma série de modelos tem sido proposta para explorar tendências futuras de desmatamento, especialmente na Amazônia. Entretanto, nenhum destes modelos conseguiu capturar de forma plausível a trajetória geral de mudança da cobertura da terra … Continuar lendo Impacts of land use and cover change on soil nitrogen balance in the Brazilian Cerrado Region (Luciene Gomes)


Teses e dissertações

Modelagem de cenários de ocupação no litoral sul de Santa Catarina utilizando técnicas de análise geoespacial (Daniel Cohenca)


Nas três últimas décadas, como resultado de diversos vetores de ocupação, a paisagem da zona costeira sul de Santa Catarina se alterou de maneira acentuada. Considerando a ocupação e uso do solo como processos que seguem padrões vinculados ao contexto histórico e às características naturais e humanas de uma região, o objetivo deste trabalho foi … Continuar lendo Modelagem de cenários de ocupação no litoral sul de Santa Catarina utilizando técnicas de análise geoespacial (Daniel Cohenca)


Teses e dissertações

Contribuição de fatores socioeconômicos, biofísicos e da agropecuária à degradação da cobertura vegetal como “proxy”da desertificação no Semiárido do Nordeste do Brasil (Francisco Gilney Silva Bezerra)


A desertificação é um problema de escala global que aflige, principalmente e diretamente, o desenvolvimento das regiões secas do planeta. No semiárido do Nordeste brasileiro, a exploração intensiva e abusiva dos recursos naturais, principalmente pela agropecuária, ao longo dos tempos, associada a características ambientais e climáticas particulares e aspectos socioeconômicos limitantes, atuam como facilitadores do … Continuar lendo Contribuição de fatores socioeconômicos, biofísicos e da agropecuária à degradação da cobertura vegetal como “proxy”da desertificação no Semiárido do Nordeste do Brasil (Francisco Gilney Silva Bezerra)


Teses e dissertações

Diagnóstico da erosão e a expansão da cultura da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo (Grasiela de Oliveira Rodrigues Medeiros)


O solo é um componente chave para o funcionamento do Sistema Terrestre e encontra-se na superfície do planeta onde dão-se as interfaces entre a atmosfera, Pedosfera, biosfera e litosfera. No entanto, este recurso vem sofrendo pressões antrópicas que conduzem ao aumento das áreas degradadas e, consequentemente, abandonadas em regiões anteriormente produtivas. Esta pesquisa de caráter … Continuar lendo Diagnóstico da erosão e a expansão da cultura da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo (Grasiela de Oliveira Rodrigues Medeiros)


Teses e dissertações

Susceptibilidade à degradação/desertificação no semiárido brasileiro: tendências atuais e cenários decorrentes das mudanças climáticas e do uso da terra (Rita Marcia da Silva Pinto Vieira)


Cerca de 57% da superfície da região Nordeste é caracterizada por clima semiárido. A região tem sido submetida ao uso intensivo da terra nos últimos séculos, levando a uma severa degradação dos seus recursos naturais e à desertificação. Assim sendo, o objetivo do presente estudo é desenvolver uma metodologia capaz de identificar áreas com maior … Continuar lendo Susceptibilidade à degradação/desertificação no semiárido brasileiro: tendências atuais e cenários decorrentes das mudanças climáticas e do uso da terra (Rita Marcia da Silva Pinto Vieira)


Teses e dissertações

Modelagem espacial dinâmica dos determinantes sociais e ambientais da malária e simulação de cenários 2020 para município de Porto Velho – Rondônia (Jussara Rafael Angelo)


Em pleno século XXI a malária continua sendo uma das endemias de maior magnitude no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no ano de 2013 ocorreram 132 milhões de novos casos, concentrados em países periféricos, sobretudo, na África. No Brasil, a malária está concentrada na região Amazônica onde ocorrem 99% dos casos. A malária … Continuar lendo Modelagem espacial dinâmica dos determinantes sociais e ambientais da malária e simulação de cenários 2020 para município de Porto Velho – Rondônia (Jussara Rafael Angelo)


Teses e dissertações

Modeling the interplay between global and regional drivers onAmazon deforestation (Elói Lennon Dalla Nora)


Tropical deforestation is historically one of the largest drivers of biodiversity loss and carbon emissions globally. The growing demand for food, fiber and biofuels along with market’s globalization is expected to add further pressure on tropical deforestation in the coming decades. In this sense, a number of models have been proposed to explore future deforestation … Continuar lendo Modeling the interplay between global and regional drivers onAmazon deforestation (Elói Lennon Dalla Nora)


Teses e dissertações

Modelagem de dinâmica do uso da terra e cobertura vegetal na região de Santarém, oeste do Pará (Andréa dos Santos Coelho)


A região de Santarém, na última década, apresentou um aumento da área de agricultura de grãos, em especial, arroz, milho e soja. Na base da estrutura fundiária da região, essa dinâmica tem concorrido para a concentração fundiária devido à substituição da pequena propriedade pela grande propriedade capitalizada. Políticas de ordenamento territorial criaram um mosaico de … Continuar lendo Modelagem de dinâmica do uso da terra e cobertura vegetal na região de Santarém, oeste do Pará (Andréa dos Santos Coelho)


Teses e dissertações

Dynamic coupling of multiscale land change models (Evaldinólia Gilbertoni Moreira)


Land changes are the result of a complex web of interactions between human and biophysical factors, which act over a wide range of temporal and spatial scales. Understanding processes of change from local to global scale and their impacts on the coupled human-environmental system is a main scientific challenge. No single model or scale can … Continuar lendo Dynamic coupling of multiscale land change models (Evaldinólia Gilbertoni Moreira)