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Disciplinas em cursos de Pós-graduação

Modelagem de Mudanças de Uso e Cobertura da Terra

Ementa

Parte I: Conceitos básicos de mudança de terra

– Palestras: uso da terra e conceitos de mudança de cobertura; Conceitos de escalas temporais e espaciais; Trajetórias de uso da terra; Drivers de mudança e exemplos; Feedbacks, projeto SES, LUCC para projeto Land; Perspectivas de entendimento, estudos de caso e meta-análise, arquétipos, síndromes, teorias de LC.

– Exercícios práticos: discussão em grupo (aplicando os conceitos a estudos de caso): direcionadores diretos e indiretos de mudança para estudos de caso selecionados em diferentes escalas. Parte

II: Abordagens de modelagem de mudança de terra

– Palestras: Modelagem de metas e abordagens; conceitos e tipologias de cenários: tipologias de abordagens de modelagem de LC; Exemplos de diferentes abordagens de modelagem para o mesmo problema.

– Exercícios práticos: discussão (aplicando os conceitos aos estudos de caso): Como você modelaria os estudos de caso para o seu problema de tese?

Parte III: Processo de modelagem

– Palestras: da modelagem conceitual à quantitativa; Visão geral do TerraME: espaços celulares, vizinhança, abordagens de modelagem; Visão geral do LuccME: componentes discretos e contínuos.

– Exercícios práticos: Configuração do ambiente de modelagem; pensando em motoristas e coletando dados espaciais; construir um banco de dados celular usando a ferramenta FillCell para combinar dados rasterizados e vetoriais; dimensão temporal; construindo dados para seus cenários; analisando como os padrões espaciais de LC e de driver se relacionam no seu banco de dados.

Parte IV: Modelos LC discretos e contínuos

– Palestras: Análise estatística para processos de LC; Componentes de potencial, alocação e demanda para modelos discretos e contínuos.

– Exercícios práticos: Construção, calibração e validação de modelos LuccME discretos e contínuos.

Parte V: Abordagens alternativas de modelagem

– Palestras convidadas sobre diferentes abordagens de modelagem, por exemplo: Modelos Integrados de Avaliação (IAM), modelos baseados em agentes, Dinâmica de Sistemas, Aprendizado Profundo, modelos de otimização espacial, etc. Apresentação de projetos.

Critérios de avaliação: Apresentação prática do projeto (relacionada à tese do aluno). A nota de aprovação requer participação, participação em exercícios práticos e grupos de discussão.

Esta disciplina é oferecida na Pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre – PGCST/INPE (CST-401-3) na qual é possível se matricular como aluno regular (para alunos da PGCST) ou como disciplina isolada e na Universidade de Estocolmo (Course Syllabus).

Ao final do curso, espera-se que o aluno: (a) adquira um entendimento geral sobre os diferentes tipos de LCM e sua aplicabilidade para diferentes objetivos; (b) ser capaz de analisar os fatores subjacentes aos processos de mudança de terra em diferentes escalas e conceituar LCM e cenários; e (c), seja capaz de construir modelos e cenários espacialmente explícitos alternativos usando a estrutura de modelagem LuccME/TerraME.